SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionadosAproximando universidade e escola por meio do uso da produção acadêmica na sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade  e  JESUS, Cristina Cirino de. Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.751-764. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300015.

Neste artigo, discutimos como a análise de tarefas matemáticas, em uma proposta de formação continuada, pode auxiliar professores que ensinam matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a (re)pensar a sua prática pedagógica. Para tanto, investigamos um grupo de 14 professoras, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino no Paraná, no desenvolvimento de uma proposta de formação continuada, constituída na perspectiva de um grupo de estudos, que tinha como objetivo analisar tarefas matemáticas. As reflexões e as discussões ocorridas nesse grupo de estudos nos permitiram identificar indícios de mudanças quanto: a escolha/elaboração de tarefas, ao trabalho com os alunos, e ao enfrentamento das crenças que permeiam a prática pedagógica. O compromisso/engajamento mútuo em torno de um empreendimento articulado e um repertório compartilhado foram elementos centrais da prática dessas professoras no processo de formação continuada, e revelaram aspectos do seu desenvolvimento profissional.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Ensino Fundamental; Formação de professores; Formação continuada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )