SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Analysis of mathematical tasks in a continuing primary teacher education scheme índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

COUTINHO, Renato Xavier; FOLMER, Vanderlei  y  PUNTEL, Robson Luiz. Aproximando universidade e escola por meio do uso da produção acadêmica na sala de aula. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.765-783. ISSN 1980-850X.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300016.

Considerando o aumento da produção acadêmica voltada ao contexto escolar e as dificuldades dos professores em utilizá-la em suas práticas, apresentamos, aqui, uma experiência de formação continuada para o uso dessa no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada em uma escola pública, voltada para a formação de professores em serviço. As ações tiveram caráter interdisciplinar e foram realizadas em dois módulos interligados. Inicialmente, realizamos encontros para capacitar os docentes a buscar artigos em periódicos. Posteriormente, os professores desenvolveram uma prática baseada na problematização e transposição dos textos para a realidade da escola. Os resultados indicam que o uso da produção acadêmica pelos professores se mostrou efetivo, apesar das dificuldades iniciais, proporcionando um processo de reflexão em torno das práticas na escola, além da incorporação da produção ao cotidiano pedagógico. Assim, acreditamos que foi possível reduzir, pelo menos em parte, a distância entre a produção acadêmica e a prática escolar.

Palabras clave : Produção científica; Formação de professores; Escola pública; Ensino Médio; Prática escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )