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Políticas públicas para formação de professores de Ciências e Matemática: complementação pedagógica para bacharéis e tecnólogos

Public policies for training science and mathematics teachers: pedagogic complementation for bachelors and technologists

Resumo:

Com este artigo, pretendemos participar das discussões acerca dos programas especiais de formação pedagógica para portadores de diploma de nível Superior. Em um primeiro momento, buscamos a compreensão desses cursos nos documentos oficiais, contextualizando-os como uma política pública para formação de professores. Em seguida, objetivando compreender como vêm sendo desenvolvidos estes programas no Brasil e suas implicações para a formação de professores de ciências e matemática, apresentamos uma análise de seis cursos de complementação pedagógica, localizados na internet e selecionados a partir dos critérios: (1) oferta de formação pedagógica para portadores de diploma de nível Superior para bacharéis e tecnólogos; (2) oferta da licenciatura plena em Ciências e/ou Matemática; e (3) apresentação, na página do programa, das disciplinas a serem cursadas.

Palavras-chave:
Complementação pedagógica; Política pública; Formação de professores; Ensino de ciências; Ensino de matemática

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