SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Spanish pre-service teachers' alternative conceptions about AstronomyA prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CAMARGO FILHO, Paulo Sérgio de; LABURU, Carlos Eduardo  e  BARROS, Marcelo Alves de. Para além dos paradigmas da medição. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.817-834. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040003.

O presente estudo realiza um levantamento dos principais trabalhos produzidos ao longo das últimas décadas a respeito da compreensão das ações e raciocínio dos estudantes frente a uma situação de medição, culminando na elaboração de um modelo-síntese denominado Paradigma Pontual e de Conjunto. Avançando nas pesquisas referentes ao tema, propõe-se o refinamento teórico para caracterizar os paradigmas em Categorias de Compreensão Conceitual, contribuindo para uma análise mais minuciosa e qualitativa das concepções dos estudantes relativas a medição.

Palavras-chave : Ensino de Física; Medição; Paradigma Pontual e de Conjunto; Compreensão conceitual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )