SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsávelAprofundando a compreensão da aprendizagem docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

LABURU, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da  e  ZOMPERO, Andreia de Freitas. Significados de eletrostática interpretados por meio da gesticulação de estudantes. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.851-867. ISSN 1980-850X.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150040005.

Os multimodos e múltiplas representações têm sido uma das referências das investigações em educação científica e matemática. Seu objetivo é pesquisar diversificadas formas e modos representacionais, tendo em vista aprendizagens com maior significação. Uma linha de investigação estuda os diferentes papéis da representação gestual durante o discurso científico em sala de aula. Com a intenção de avançar nessa linha de investigação, este trabalho volta-se para a observação da gesticulação de estudantes. A gesticulação em estudo será aquela realizada por estudantes, atuando em atividades empíricas. O trabalho defende que a gesticulação de estudantes nas tarefas experimentais é um modo representacional auxiliar que pode ajudar a revelar os significados do que se está aprendendo. Com esse intuito e fazendo uso da metodologia de estudo de caso, um estudante de Ensino Médio tem suas gesticulações analisadas em uma atividade experimental de física com a finalidade de conhecer seu entendimento dos conceitos científicos ensinados.

Palavras-chave : Gesticulação; Eletrostática; Significação; Ensino de física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )