SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Significados de eletrostática interpretados por meio da gesticulação de estudantesDiversidade sexual e ensino de ciências: buscando sentidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

LIMA, João Paulo Camargo de; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello  e  DOHL, Viviane Vanessa. Aprofundando a compreensão da aprendizagem docente. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.869-891. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040006.

Este artigo apresenta a aplicação simultânea de dois instrumentos de análise, recentemente criados: a Matriz 3x3, entendida como um instrumento para a análise da ação docente em sala de aula; e os Focos da Aprendizagem Docente (FAD). Os instrumentos foram utilizados na análise de entrevistas realizadas com três estudantes da licenciatura em Física durante a execução do estágio supervisionado. A Matriz 3x3 foi aplicada aos dados categorizados pelos FAD como uma forma de aprofundar a compreensão dos indícios de aprendizagem docente evidenciados na análise das entrevistas. Por meio da utilização dos instrumentos, foi possível identificar, nos sujeitos estudados, as principais evidências nas relações construídas com conteúdo, o ensino e a aprendizagem; e suas interações com os Focos de Aprendizagem Docente. Por fim, o artigo demonstra possibilidades de articulação entre dois campos de estudo aparentemente sem contato, como a formação de professores e a educação informal.

Palavras-chave : Ensino de física; Matriz 3x3; Aprendizagem docente; Formação inicial de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )