SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Alfabetização e letramento em língua materna e em matemáticaOs conceitos científicos dos estudantes do Ensino Médio no estudo do tema "origem da vida" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOUZA, Ana Lúcia Santos  e  CHAPANI, Daisi Teresinha. Concepções de ciência de um grupo de licenciandas em Pedagogia e suas relações com o processo formativo. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.945-957. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040010.

Este artigo apresenta uma análise das concepções de ciência de um grupo de licenciandas de um curso de Licenciatura em Pedagogia e suas relações com as concepções apresentadas em documentos do curso e pela docente da disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino Fundamental de Ciências. Partimos das seguintes questões: uais as concepções de ciência demonstradas por concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia? Como essas concepções podem estar relacionadas ao processo formativo das licenciandas? O estudo ampara-se teoricamente em Habermas, que considera três tradições das ciências: empírico-analítica, histórico-hermenêutica e crítica. Os dados foram constituídos por meio de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que a abordagem crítica que fundamenta o curso não foi materializada na construção ou revisão das concepções de ciência das discentes durante seu processo formativo, prevalecendo entre as mesmas, sobretudo, concepções de cunho positivista.

Palavras-chave : Ensino Superior; Pedagogia; Formação de professores; Ensino de ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )