Alfabetização científica: questões para reflexão |
TEIXEIRA, 2013TEIXEIRA, F. M. Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 4, p. 795-809, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400002>. Acesso em: 24 ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013...
|
C&E |
Contribuições de um encontro juvenil para a enculturação científica |
FEJES et al., 2012FEJES, M. et al. Contribuições de um encontro juvenil para a enculturação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 4, p. 769-786, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000400003 >. Acesso em: 24 ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012...
|
C&E |
Ensino de ciências no fundamental 1: perfil de um grupo de professores em formação continuada num contexto de alfabetização científica |
NIGRO; AZEVEDO, 2011NIGRO, R. G.; AZEVEDO, M. N. Ensino de ciências no fundamental 1: perfil de um grupo de professores em formação continuada num contexto de alfabetização científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, p. 705-720, 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000300012 >. Acesso em: 24 ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011...
|
C&E |
O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania |
PRAIA; GIL-PEREZ; VILCHES, 2007PRAIA, J.; GIL-PEREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200001 >. Acesso em: 24 ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007...
|
C&E |
A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação |
BRANDI; GURGEL, 2002BRANDI, A. T. E.; GURGEL, C. M. A. A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 1, p. 113-125, 2002. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100009 >. Acesso em: 29 ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002...
|
C&E |
Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências |
SANTOS; MORTIMER, 2001SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007 >. Acesso em: 24 ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001...
|
C&E |
Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática |
VIECHENESKI; CARLETTO, 2013VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013.
|
IENCI |
O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos |
FABRI; SILVEIRA, 2013FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. Alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnológico. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 5, n. 2, p. 99-127, 2012.
|
IENCI |
Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica |
SASSERON; CARVALHO, 2011SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
|
IENCI |
Contextualização do ensino de química pela problematização e alfabetização científica e tecnológica: uma possibilidade para a formação continuada de professores |
AIRES; LAMBACH, 2010AIRES, J. A.; LAMBACH, M. Contextualização do ensino de química pela problematização e alfabetização científica e tecnológica: uma possibilidade para a formação continuada de professores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 10, n. 1, 2010. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/10 >. Acesso em: 29 ago. 2015. http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/...
|
RBPEC |
Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia |
SOARES; COUTINHO, 2009SOARES, A. D.; COUTINHO, F. A. Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 9, n. 2, 2009.
|
RBPEC |
Ensino de física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica |
RANGEL; SANTOS; RIBEIRO, 2012RANGEL, F. O.; SANTOS, L. S. F.; RIBEIRO, C. E. Ensino de física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 651-677, 2012. Número especial.
|
CBEF |
Popularização da ciência: uma revisão conceitual |
GERMANO; KULESZA, 2007GERMANO, M. G.; KULESZA, W. A. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 7-25, 2007.
|
CBEF |
A química disciplinar em ciências do 9° ano |
MILARÉ; ALVES FILHO, 2010MILARÉ, T.; ALVES FILHO, J.P. A química disciplinar em ciências do 9º ano. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 43-52, 2010. Disponível em: <http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_1/09-PE-0909.pdf >. Acesso em: 05 jul. 2013. http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc...
|
QNEscola |
Educação em ciências, letramento e cidadania |
PAULA; LIMA, 2007PAULA, H. F.; LIMA, M. E. C. Educação em ciências, letramento e cidadania. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 3-9, 2007. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc26/v26a02.pdf >. Acesso em: 07 nov. 2013. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc26/v...
|
QNEscola |
Alfabetização científica no contexto das séries iniciais |
LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 37-50, 2001.
|
Ensaio |
Comunicação em museus: uma oficina de elaboração de etiquetas |
CARBONESE et al., 2011CARBONESE, T. et al. Comunicação em museus: uma oficina de elaboração de etiquetas. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 1-11, 2011. Disponível em: <http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0211_carbonese.pdf >. Acesso em: 07 nov. 2013. http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/a...
|
Ciência em Tela |
A linguagem e a alfabetização científicas: características linguísticas e argumentativas de artigos científicos |
SCARPA; TRIVELATO, 2012SCARPA, D. L.; TRIVELATO, S. L. F. A linguagem e a alfabetização científicas: características linguísticas e argumentativas de artigos científicos. Genética na Escola, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 46-57, 2012.
|
Genética na Escola |
Alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnológico |
FABRI; SILVEIRA, 2012FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. Alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnológico. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 5, n. 2, p. 99-127, 2012.
|
RBECT |
As mídias como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências: uma experiência na formação de professores de nível médio |
DIÓRIO; RÔÇAS, 2013DIÓRIO, A. P. I.; RÔÇAS, G. As mídias como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências: uma experiência na formação de professores de nível médio. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 5, n. 10, p. 56-73, 2013.
|
Práxis |
Alfabetização científica: apropriações discursivas no desenvolvimento da escrita de alunos em aula de ecologia |
YAMADA; MOTOKANE, 2013YAMADA, M.; MOTOKANE, M. T. Alfabetização científica: apropriações discursivas no desenvolvimento da escrita de alunos em aula de ecologia. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 5, n. 10, p. 29-40, 2013.
|
Práxis |