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O processo de construção da FlexQuest por professores de ciências: análise de alguns saberes necessários

The building process of FlexQuest by science teachers: necessary knowledge analysis

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que objetivou analisar alguns saberes necessários ao processo de construção da estratégia FlexQuest (FQ) por professores de ciências. Esta estratégia utiliza-se da internet e dos princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) para desenvolver atividades de ensino. A investigação foi realizada com professores de ciências da rede básica, e licenciandos em Ciências da Natureza, participantes de um curso, no qual construíram cinco FQ sobre o conteúdo puberdade. Eles relataram algumas dificuldades encontradas, e indicaram alguns saberes demandados no processo. A partir dos relatos e da categorização de Shulman sobre saberes docentes, são indicadas algumas necessidades formativas para o trabalho com a FQ. A necessidade de aprender a utilizar o computador e a internet com fluência soma-se à necessidade de: conhecer a TFC e seus princípios, aprender a problematizar o conteúdo, entender a aplicação concreta dos conceitos, e desenvolver a capacidade de interpretação e criação.

Palavras-chave:
FlexQuest; Formação de professores; Ensino de ciências; Teoria da flexibilidade cognitiva

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