SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Educação ambiental na formação psicossocial dos jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOUZA, Rosangela Vieira de  e  LEAO, Marcelo Brito Carneiro. O processo de construção da FlexQuest por professores de ciências: análise de alguns saberes necessários. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.1049-1062. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040016.

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que objetivou analisar alguns saberes necessários ao processo de construção da estratégia FlexQuest (FQ) por professores de ciências. Esta estratégia utiliza-se da internet e dos princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) para desenvolver atividades de ensino. A investigação foi realizada com professores de ciências da rede básica, e licenciandos em Ciências da Natureza, participantes de um curso, no qual construíram cinco FQ sobre o conteúdo puberdade. Eles relataram algumas dificuldades encontradas, e indicaram alguns saberes demandados no processo. A partir dos relatos e da categorização de Shulman sobre saberes docentes, são indicadas algumas necessidades formativas para o trabalho com a FQ. A necessidade de aprender a utilizar o computador e a internet com fluência soma-se à necessidade de: conhecer a TFC e seus princípios, aprender a problematizar o conteúdo, entender a aplicação concreta dos conceitos, e desenvolver a capacidade de interpretação e criação.

Palavras-chave : FlexQuest; Formação de professores; Ensino de ciências; Teoria da flexibilidade cognitiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português