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Discussão da atividade 'Halloween Crush' (ERDURAN; PABUCCU, 2012ERDURAN, S.; PABUCCU, A. Bonding chemistry and argument: teaching and learning argumentation through chemistry stories. Bristol: University of Bristol, 2012.) (Atividade 1), na qual é apresentado o caso de um grupo de jovens em uma cabana que foi surpreendido por um acidente envolvendo uma lata de azeite, seguido de duas questões ("Por que a tampa da lata explodiu?" e "Por que a lata amassou?"), assim como de uma lista de razões que poderiam ser usadas para respondê-las. As licenciandas deveriam avaliar as razões como "mais relevante" e "menos relevante" e justificar as escolhas. |
• A partir da discussão da atividade 1, a professora destacou características dos materiais direcionados à argumentação explícita (por exemplo, solicitar a análise de evidências) e chamou atenção para as características essenciais aos materiais instrucionais que podem favorecer a argumentação.• Retomando a discussão das respostas dadas pelas licenciandas à atividade 1, a professora discutiu com elas sobre justificativas e análise dos dados. Isis e Rafaela manifestaram dificuldades em relação ao entendimento do conceito de justificativa. Nesses momentos, a professora retomou o conceito de justificativa diferenciando-o do de evidência e as demais colegas utilizaram exemplos para explicar o conceito de justificativas para a dupla.• Ao serem solicitadas a apresentar características essenciais aos materiais, todas as licenciandas destacaram que o problema deveria: apresentar mais de uma variável, ser aberto, e possibilitar múltiplas interpretações. |
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Discussão do texto 1: Argumentar consiste en evaluar los enunciados en base a pruebas (JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, 2010JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. 10 ideas clave: competencias en argumentación y uso de pruebas. Barcelona: Graó, 2010.), que discute o significado de argumentação e de argumentos de autoridade, a possibilidade de múltiplas interpretações das evidências, e a argumentação como um processo social. |
• A professora formadora discutiu os aspectos de argumentação abordados no texto 1 e salientou a importância de professores utilizarem questões abertas para engajar os alunos no ensino por argumentação.• Ao ser questionada pela professora sobre a leitura do texto, Maria afirmou que (i) a partir da leitura, ela reconheceu a possibilidade de apresentar evidências para os conhecimentos científicos ensinados nas aulas de ciências; e (ii) ela não tinha pensado sobre tal possibilidade antes. |
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Discussão da atividade 2: Por que nós sabemos o que sabemos? (JIMÉNEZ-ALEIXANDRE et al., 2009JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. et al. Actividades para trabajar el uso de pruebas y la argumentación en ciencias. Santiago de Compostela: Universidad de Santiago de Compostela, 2009.). Nela, são apresentadas diversas afirmativas relacionadas a conteúdos químicos (por exemplo, água salgada é uma mistura), para as quais devem ser apresentadas evidências e justificativas. |
• A partir da discussão da atividade 2, a professora reforçou os conceitos de evidências e justificativas e ressaltou o papel de evidências específicas. Além disso, ela chamou atenção para uma característica dos materiais favoráveis à argumentação: a possibilidade de respostas não consensuais.• Inicialmente, durante a realização da atividade 2, todas as licenciandas manifestaram dificuldades em propor/ identificar evidências para as afirmativas químicas e em perceber se uma dada evidência era suficiente ou específica para uma afirmativa.• Ao serem questionadas pela professora sobre quais características de uma atividade podem favorecer a argumentação, as licenciandas responderam dizendo que a atividade precisava: apresentar variáveis; se originar de um problema que não tivesse solução única; e possibilitar a proposição de várias justificativas. |
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Discussão do texto 2: La argumentación contribuye a competencias básicas y objetivos generales de la educació (JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, 2010JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. 10 ideas clave: competencias en argumentación y uso de pruebas. Barcelona: Graó, 2010.), no qual são abordadas as contribuições da prática argumentativa para a aprendizagem "sobre ciência" e "de ciências", e para o desenvolvimento do raciocínio crítico dos alunos. |
• Relembrando a atividade 1, a professora ressaltou a importância das questões utilizadas por ela para engajar as licenciandas na argumentação.• Ao serem questionadas pela professora sobre como favorecer o desenvolvimento da argumentação em sala de aula, todas as licenciandas apontaram as características e a importância dos materiais utilizados para fomentar argumentação em sala de aula. |
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Realização da atividade 3: "Crânio de Copérnico" (JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, 2010JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. 10 ideas clave: competencias en argumentación y uso de pruebas. Barcelona: Graó, 2010.). Ela é composta por um texto no qual são apresentados dados que devem ser usados para dizer se um crânio encontrado pertencia ou não a Copérnico. |
• A partir da discussão da atividade 3, a professora destacou a característica principal do material: o uso de texto que apresenta dados que precisam ser interpretados.• A partir das discussões sobre evidências específicas, Maria relatou que teve dificuldades em mobilizar esse tipo de evidência na atividade 2, pois ela não conseguia perceber se a evidência apresentada por ela era específica ou suficiente para o caso. |
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Discussão do texto 3: Los criterios para evaluar pruebas incluyen especificidad, suficiencia, fiabilidad (JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, 2010JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. 10 ideas clave: competencias en argumentación y uso de pruebas. Barcelona: Graó, 2010.). O foco principal é a discussão sobre a interpretação das evidências, a qual envolve os critérios usados para avaliá-las. Nesse sentido, são abordados o significado de confiabilidade, validade e especificidade de uma evidência. |
• A professora discutiu o texto 3 e estabeleceu relações entre o texto e a atividade 3, na qual nenhum dado poderia ser usado como uma evidência específica para o caso.• Durante a discussão sobre o texto 3, Lara disse que nenhuma evidência apresentada na aula 5 (atividade 3), poderia ser considerada específica, pois todas permitiam refutação. |
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Realização da atividade 4: "Bonecos de neve" (OSBORNE; ERDURAN; SIMON, 2004OSBORNE, J.; ERDURAN, S.; SIMON, S. Ideas, evidence & argumentation in science education: CPD pack for teacher professional development. London: King's College London, 2004.). Nela, é apresentado um problema científico no qual as licenciandas deveriam escolher, entre duas possibilidades, a resposta que julgavam correta. O problema também envolvia questões que favoreciam a expressão das capacidades argumentativas elaboração de argumentos, proposição de teoria alternativa, contra argumentação e refutação. |
• A partir da socialização das respostas à atividade 4, a professora discutiu o significado das capacidades argumentativas apresentadas na mesma.• Ao final da aula, ao serem questionadas pela professora se havia ficado claro o que são as capacidades argumentativas, todas as licenciandas afirmaram ter entendido os aspectos relacionados a capacidades argumentativas envolvidos na atividade. |
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Discussão do texto 4: La argumentación socio científica contribuye al pensamiento crítico (JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, 2010JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. 10 ideas clave: competencias en argumentación y uso de pruebas. Barcelona: Graó, 2010.), que aborda o significado de questões sociocientíficas e suas contribuições para o desenvolvimento do raciocínio crítico, a aprendizagem sobre ciências, e a tomada de decisões. |
• A professora discutiu os aspectos salientados no texto 4 e destacou as contribuições do uso de questões sociocientíficas para a formação de cidadãos críticos e aprendizagem de aspectos de natureza da ciência.• Ao serem questionadas pela professora sobre o desenvolvimento da argumentação nos diferentes contextos, as licenciandas relacionaram a argumentação científica à atividade 4 e reconheceram que a atividade 3 não poderia ser classificada como científica ou como sociocientífica, pois não envolvia, necessariamente, conhecimento científico. |
9 e 10 |
Planejamento, em duplas, de aulas simuladas que favorecessem explicitamente a ocorrência de argumentação e discussão do planejamento. |
• Durante o planejamento, a professora sugeriu que a dupla Rafaela e Lara utilizasse a estratégia de simulação de papéis no ensino. |
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Apresentação de aula simulada 1 pelas duplas: Rafaela e Lara, Letícia e Gisele. |
• Lara e Rafaela elaboraram um texto que apresentava dados que poderiam ser usados para dar suporte a argumentos a favor e contra o uso de sacolas plásticas. Elas sugeriram que fosse realizado um júri simulado envolvendo os dois posicionamentos para discutir a questão.• Gisele e Letícia elaboraram uma atividade que apresentava um caso de um adolescente que desejava emagrecer e precisava escolher uma entre três dietas apresentadas. Ao longo da atividade, eram apresentadas informações sobre as dietas que poderiam ser utilizadas na construção de argumentos a favor ou contra o uso das mesmas. Ao final da atividade, era solicitado que fosse proposta uma dieta alternativa.• Lara e Rafaela elaboraram um texto que apresentava poucas evidências. Além disso, Lara manifestou dificuldades em diferenciar evidências de justificativas durante a proposição de um argumento.• Em sua proposta, Letícia e Gisele apresentaram dados que poderiam ser usados como evidência durante a análise das dietas e utilizaram adequadamente o conceito de justificativas nas questões propostas.• A atividade elaborada por Letícia e Gisele possibilitava múltiplas respostas à questão problema.• As duas duplas elaboraram uma atividade envolvendo uma questão sociocientífica. |
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Apresentação de aula simulada 1 pela dupla Maria e Isis. |
• A atividade elaborada pela dupla era composta por uma história em quadrinhos que relatava o caso de uma adolescente que realizou um processo de alisamento no cabelo e, depois de alguns dias, observou que os fios do seu cabelo haviam se quebrado. Na atividade também eram apresentadas informações sobre a substância formol (geralmente utilizada no processo de alisamento de cabelos) e o fato de a adolescente ter entrado em contado com a água do mar e ter ficado exposta ao sol. As questões propostas favoreciam a manifestação das capacidades argumentativas discutidas anteriormente. Quadro 1. continuação continua |
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Apresentação de aula simulada 2 por Isis e Rafaela. |
• Isis e Rafaela construíram uma atividade experimental envolvendo o fenômeno de cromatografia em papel. O experimento consistia em realizar a cromatografia de três pigmentos: azul, verde e roxo. A dupla utilizou como solvente a água e os pigmentos eram retirados de doces M&M® usando um pincel molhado.• Durante a atividade, a dupla destacou os dados que poderiam ser usados como evidências (por exemplo, o fato de o M&M® seco não transferir a cor para o papel).• A dupla utilizou de forma adequada o conceito de justificativa nas questões propostas na atividade e realizou questionamentos com a intenção de engajar os alunos na prática argumentativa. |
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Apresentação de aula simulada 2 por Gisele. |
• Gisele propôs que a propriedade coligativa ebulioscopia fosse discutida a partir de uma atividade experimental. A atividade envolvia a preparação de café e, a partir disso, os participantes deveriam propor modelos que explicassem o que estava acontecendo durante o preparo da bebida. Gisele propôs que as capacidades argumentativas fossem trabalhadas a partir da proposição de modelos e discussão dos mesmos. A partir das discussões da atividade, a licencianda introduziu o conceito de ebulioscopia.• Gisele apresentou as evidências relacionadas ao fenômeno investigado e as utilizou para dar suporte às afirmativas científicas. Porém, ela não discutiu as evidências mobilizadas pelos participantes da aula simulada.• Gisele utilizou de forma adequada o conceito de justificativa nas questões propostas na atividade e, durante a discussão, apresentou justificativas que davam suporte às evidências. Ela também solicitou que os alunos da aula simulada apresentassem suas justificativas para as observações feitas.• O material produzido possibilitava a manifestação de diferentes respostas e a coleta de dados que deveriam ser analisados na construção de evidências para dar suporte à proposição dos modelos. |
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Apresentação de aula simulada 2 por Lara e Letícia. |
• Letícia e Lara elaboraram uma atividade experimental na qual era confeccionado um calorímetro e realizada a queima de dois alimentos: amendoim e castanha do Pará. A partir dos resultados encontrados no experimento, elas discutiram o significado de caloria e a ocorrência de erros experimentais.• Durante a discussão da atividade, a dupla destacou quais dados poderiam ser utilizados como evidências na discussão sobre a discrepância entre o resultado teórico e o experimental.• Lara e Letícia utilizaram de forma adequada o conceito de justificativa nas questões propostas na atividade e solicitaram que os participantes da simulação apresentassem suas justificativas para os procedimentos.• O material produzido possibilitava a manifestação de diferentes respostas e a coleta de dados que deveriam ser analisados na construção de evidências para sustentar as conclusões experimentais. |