Criticam a cultura acadêmica e científica ortodoxa, a separação entre teoria e prática; rejeitam noções positivistas aplicadas à prática de pesquisa. |
Na pesquisa-ação não se trabalha sobre os outros, mas sim, com os outros; além de realizar a investigação de seu interesse, por vezes, centrada no monitoramento do processo, o pesquisador deve se concentrar nos interesses do grupo/ coletividade. |
O problema a ser estudado está localizado na comunidade, localidade de trabalho, instituição, etc.; é problema que envolve as pessoas, professores, estudantes, funcionários, direção, podendo focalizar grupos específicos dentro do contexto escolar ou mesmo a escola como um todo. A comunidade deve estar no controle do processo; controle compartilhado com o(s) pesquisador(es). |
A seleção dos problemas a serem atacados emerge do grupo/população participante. |
É orientada em função da resolução de problemas e/ou objetivos de transformação e mudança social. |
É processo coletivo: "A população pesquisada é motivada a participar da pesquisa como agente ativo, produzindo conhecimento" e intervindo na sua própria realidade (DEMO, 2004______. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília, DF: Líber, 2004., p. 43). |
É participativa: os rumos do projeto são definidos em quadro de partilha entre pesquisadores e sujeitos. O pesquisador não pode definir isoladamente os objetivos, ações e demais encaminhamentos do trabalho a ser realizado, portanto, há a necessidade de se estabelecer um espaço de natureza deliberativa para definição dos rumos do processo (DEMO, 1999DEMO, P. Elementos metodológicos da pesquisa participante. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 104-130. , 2004______. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília, DF: Líber, 2004.; MORIN, 2004MORIN, A. Pesquisa-ação integral e sistêmica. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.). |
O planejamento de trabalho é flexível e ajustável ao longo do tempo. |
"A relação sujeito e objeto é dialética, do que segue que não há propriamente "objeto", mas parceiros da mesma jornada" (DEMO, 2004______. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília, DF: Líber, 2004., p. 89). Assim, o processo "deve ser baseado em sistema de discussão, investigação e análise, em que os "investigados" formam parte do processo ao mesmo nível do investigador" (DEMO, 2004______. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília, DF: Líber, 2004., p. 96). |
A PA "requer um contrato aberto e formal (preferencialmente não estruturado), implicando em participação cooperativa e podendo levar até a co-gestão" (MORIN, 2004MORIN, A. Pesquisa-ação integral e sistêmica. Rio de Janeiro: DP&A, 2004., p. 60). |
É experiência educativa ou pedagógica, dado que os participantes, no decorrer do processo, incrementam seu potencial de análise sobre a situação em que vivem/trabalham e cultivam elementos para problematizá-la e mudá-la no sentido desejado. Em outras situações tem caráter conscientizador e gera compromissos e engajamento em processos de mudança (DEMO, 2004______. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília, DF: Líber, 2004.). |
A interpretação e análise são produto de discussões coletivas, exigindo uma estrutura de linguagem acessível a todos (BARBIER, 2007BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília, DF: Líber, 2007.). |
O processo de pesquisa não se esgota em mero produto acadêmico; deve representar benefício à comunidade envolvida, isto é, deve ter alguma utilidade prática de natureza social (DEMO, 1999DEMO, P. Elementos metodológicos da pesquisa participante. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 104-130. , 2004______. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília, DF: Líber, 2004.) e/ou emancipatória. |