Epistêmica
|
Percepção do aprendizado pelas características da natureza da informação/exigência da tarefa
|
11F – Tem que
ter a teoria não é só a conta[para aprender]. 25AJ – Se for alguma
coisa de conta, eu
não vou aprendercom a experiência. 26G – É diferente pra certos tipos de matéria [aprender com experiências]. 27AJ – Depende muito [da matéria, para aprender com experiências]. 43MB – [. . . ] pra matéria de humanas, por exemplo, história, tem que ler. . .
mas pras matérias mais exatas tem que
buscar caminhos mais alternativos. . . [interiorização do processo da aprendizagem]. 135AJ – [Resumo] Me ajuda muito, tipo no começo que era o primeiro bimestre, era mais fácil, acabava a aula ia lá e fazia. . .
eu tenho muita dificuldade em história, tipo no segundo bimestre deixei acumular, acabei não aprendendo nada porque fiz correndo a maioria. |
Elaboração de esquemas e etapas para o aprendizado
|
13MB – Associar a alguma coisa próxima, senão fica tudo muito abstrato [para aprender]. 51G – Você esquece, depois
você escuta a música você lembra. . . 87G – Eu
lembro alguma coisa do cobertor. . . que a gente aprendeu na sétima série. . . que você explicou numa aula e ela repetiu tudo e eu não lembro mesmo assim. . . [praticar]. 116G – Eu consigo [memorizar] tipo, no dia a dia, às vezes
eu volto e penso: nossa, aconteceu igual o professor falou, sei lá, também o céu quando eu vejo algum satélite, a lua. . . eu lembro, nossa!
Aprendi isso na aula de física, não que eu vá fazer algum cálculo , mas eu sei que eu aprendi a matéria. . . 1wG – Pra mim, atualmente,
sei que aprendi física quando vejo um fenômeno do dia a dia e sei a explicação física dele. Sei que existe como calcular a velocidade, o peso, o sentido, e mesmo que a conta me traga dificuldades, ainda, eu entendo um pouco mais do porquê de as coisas serem como são! É bem melhor do que apenas aceitar que elas são assim porque sim. 206I – Eu vejo. . . e tento. . . a males que vai pro bem [sobre resolver exercício]. |
Percepção dos atributos pessoais da memória para o aprendizado (Universal)
|
45MB – [. . . ] É “mine ”. . . é “mine” alguma coisa . . . “mnemônico” que fala quando você, por exemplo, é. . .
pra decorar tabela periódica. . . hoje eu li na cama Robson “Crusoé”. . . é mnemônico, eu acho, você busca alguma coisa no seu dia pra ficar próximo à matéria pra você aprender. 54MB – É óbvio . . . está na memória de curto e longo prazo. . . memória de curto prazo é aquela que você estudou na véspera da prova, se você for perguntar sobre isso dois dias depois, você num lembra, mas você aprendeu. Agora memória de longo prazo você estudou todo dia. . . você lê . . . você revisa uma matéria todos os dias, isso deixa gravado no seu cérebro, e você vai usar aqui todos os dias, então você aprende, não memoriza. 158Nt – Na verdade, eu acho que a vida é assim:
você estudou uma coisa, depois de um tempo você não lembra mais, então aquilo você não aprendeu, você gravou. 160Nt – [. . . ] Você aprendeu se depois de um longo tempo você lembrar ainda. . . se você lembrar qualquer um que vier perguntar
você vai saber explicar aquilo,
então quer dizer que você aprendeu, você sabe aquilo,
se você não sabe você esquece. 195G – Daí você
mesmo que não consegue outro, bom,aquele que era mais difícil eu consegui. . . então
eu posso não saber um,
mas eu sei fazer outro. . . 1wG – Atualmente eu comecei a cursar pedagogia, e estou aprendendo como aprender, antes de aprender como ensinar. Diversas vezes eu me lembro das aulas de física,
já que eu considerava muito difícil. Porém, depois que passou essa época de vestibulares e toda a pressão, percebi que o pouco que eu sabia de física eu ainda sei, enquanto outras matérias que eu
julgava mais fácil, já não lembro. . . É interessante olhar desse jeito, porque mesmo não fazendo tanto tempo que fizemos aquela entrevista,
parece que já clareou tanto. . . Claro que não vou pegar uma prova de física e sair fazendo tudo, mas aquilo que eu conseguia fazer, sei que ainda consigo. Ainda
lembro das músicas, de várias fórmulas e dos conceitos. . .
|
Percepção do envolvimento com os esquemas e etapas para que ocorra o aprendizado
|
48G – Eu memorizo escutando música,
eu memorizei todos os ossos do corpo escutando uma música. . . 50I – Muitas vezes. . . ou
depois de um tempo você esquece e depois você lembra, ou
lembra mas não sabe aplicar. . . 53I – Mas você pode cair por exemplo. . . [rs] [saber andar de bicicleta]. 56AJ – Eu acho que está ligado. . . [aprendizado e memorização]. 23AJ – Nem sempre. . . [aprender com experimentos]. 1wF – [. . . ] É fácil navegar nas redes sociais e encontrar vídeos de pessoas fazendo suas próprias “engenhocas”usando princípios físicos, ideias simples e fáceis que podem servir de grande ajuda para o cotidiano. O problema, no entanto, é que muitas vezes os alunos saem do ensino médio sabendo resolver qualquer problema escrito e mesmo assim não conseguindo executar suas próprias ideias na realidade.
Falta prática e experiência. |