SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Science competitions using technology: a study of the behavior of the participating schools in the CNC in PortugalAtlas.ti software as a resource for content analysis: analyzing robotics in science teaching in Brazilian theses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Rodrigo Sychocki da; BARONE, Dante Augusto Couto  and  BASSO, Marcus Vinícius de Azevedo. Cadeias de Markov e tecnologias digitais: reflexões sobre a construção de conhecimentos dos discentes em licenciatura em Matemática. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.695-713. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030010.

O artigo expõe o recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou o processo de construção de conceitos matemáticos por estudantes que fizeram o uso das tecnologias digitais. O público participante da pesquisa foram estudantes da graduação em Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino superior. A inspiração para a organização e para o percurso metodológico foi a engenharia didática de M. Artigue e utilizou-se como referencial teórico, para analisar a produção dos participantes, a teoria da abstração reflexionante de Piaget. Por meio do experimento didático na presente pesquisa, infere-se que o uso das tecnologias digitais oportunizou aos participantes o desenvolvimento e a manutenção de formas de pensamento nas quais foi possível que cada um dos envolvidos construísse e desenvolvesse os seus próprios significados para os conceitos matemáticos estudados.

Keywords : Ensino de matemática; Ensino superior; Aprendizagem; Engenharia didática; Tecnologia digital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )