SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Reciprocity and silence: tensions between the scientific knowledge and traditional knowledge on a course for educators of indigenous people in Universidade Federal de Minas GeraisPlanning a didactic sequence on electric power from the perspective of STS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

VERASZTO, Estéfano Vizconde et al. Avaliação de concepções a respeito da construção de conhecimentos científicos por cegos congênitos: uma abordagem através do método de Análise de Correspondência. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.837-857. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040003.

A inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar é um dos desafios atuais da educação brasileira. Conhecer como alunos de licenciatura percebem a inclusão pode contribuir para a construção de soluções que tornem o processo mais próximo do ideal. Assim, este trabalho apresenta um estudo sobre as concepções que futuros professores, graduandos em licenciatura em ciências, têm a respeito da construção de conhecimentos científicos por cegos congênitos, em particular, a respeito da compreensão do conceito de luz. As opiniões coletadas foram tratadas sob o ponto de vista estatístico, através do método de Análise de Correspondência. Os resultados obtidos mostram que não há um consenso definitivo a respeito da compreensão e construção do conceito de luz por cegos congênitos, indicando a necessidade de desenvolvimento de intervenções educativas mais adequadas no processo de formação de professores, tendo em vista a formação de educadores capazes de consolidar a inclusão escolar.

Keywords : Educação inclusiva; Cegueira congênita; Formação de professores; Análise estatística; Educação especial.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )