Resumo:
Discussões sobre política e economia não estão presentes nas aulas de Ciências do Ensino Médio, restringindo-se em geral ao contexto das disciplinas das Ciências Humanas. Isso gera, por vezes, um desinteresse e uma alienação dos jovens sobre temas políticos, econômicos e sociais. Neste trabalho pretendemos chamar a atenção para a falta de interesse pela política por parte dos alunos e que esta pode estar associada ao seu desempenho escolar, especialmente nos estudantes oriundos das classes populares. Para tanto, utilizamos como dados empíricos as respostas dadas a um questionário por candidatos ao maior exame de larga escala do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na sequência, nos apropriamos do trabalho teórico de Pierre Bourdieu para tentar justificar a relação existente entre política, economia e os resultados escolares. Além disso, discutimos de que forma o Ensino de Ciências pode contribuir para a diminuição da brecha entre cultura política e cultura escolar.
Palavras-chave:
Ensino de ciências; Ensino médio; Cultura escolar; Alienação política; Rendimento escolar