SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Estudo sobre os ambientes favoráveis à produção da líquida não-lateral /r/ no tratamento do desvio fonológicoExposição profissional à música: uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

ROCHA, Marilene de Souza  e  DELGADO, Susana Elena. Intervenção fonoaudiológica em recém-nascido pré-termo com gastrosquise. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 55-62. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342007000100011.

O objetivo deste estudo foi descrever a intervenção fonoaudiológica para a adequação da função alimentar por meio da avaliação e tratamento do sistema estomatognático e suas funções. O estudo foi feito a partir do relato de caso de um recém-nascido pré-termo com gastrosquise que foi alimentado por sonda, atendido na Neonatologia do Hospital Luterano, no período de 29/03/2005 a 22/04/2005. A avaliação fonoaudiológica foi realizada, seguindo o protocolo padronizado do serviço de Neonatologia e apresentou os seguintes resultados: órgãos do sistema estomatognático no que se refere à postura, conformação e mobilidade dentro da normalidade; reflexos orais presentes; força e ritmo adequados na sucção não nutritiva; alteração na sensibilidade oral com reflexo nauseoso anteriorizado e exacerbado; sinal de estresse de alteração respiratória durante a sucção nutritiva na mamadeira; e dificuldade de pegar o seio materno. Foram realizadas três sessões de intervenção fonoaudiológica, uma vez por semana, com orientação para a equipe de enfermagem dar continuidade na estimulação oral nos demais dias. Em uma das sessões, a mãe recebeu orientações sobre os benefícios da amamentação e a importância do uso adequado de chupetas e bico de mamadeira do tipo ortodôntico para o desenvolvimento adequado das funções orais. O recém-nascido do relato de caso teve alta sem alterações orais, mamando no seio materno com complementação de mamadeira, sugerindo desta forma, a importância da intervenção fonoaudiológica para a adequação da função alimentar.

Palavras-chave : Prematuro; Gastrosquise; Amamentação; Comportamento alimentar; Sistema estomatognático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português