SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Evaluation of the neuropsycholinguistic aspects of a case of holoprosencephaly with mutation of the SHH gene author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

AMARAL, Maria Camila Castilho do  and  FURKIM, Ana Maria. A miotomia do cricofaríngeo: artigo de revisão. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 151-157. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342007000200014.

A miotomia do cricofaríngeo é um procedimento cirúrgico que pode ser indicado para pacientes com disfagia orofaríngea que, em geral, caracterize-se por distúrbio motor limitado à fase faríngea da deglutição, incoordenação cricofaríngea ou relaxamento incompleto do Esfíncter Esofágico Superior (EES). A indicação da miotomia, porém, tem sido discutida e aplicada em muitos casos, sem efeito na melhora da dinâmica da deglutição. O objetivo deste estudo foi verificar os critérios de indicação e eficácia da miotomia do cricofaríngeo, com base nos estudos da fisiologia da deglutição em pacientes com disfagia orofaríngea. Realizou-se, então, uma revisão da literatura sobre este procedimento e a descrição de seus resultados na dinâmica da deglutição. Os resultados demonstraram que os melhores indicadores para uma miotomia bem sucedida são: fase oral eficiente e boa elevação laríngea durante a deglutição. Assim, para uma adequada indicação da miotomia do cricofaríngeo, não se deve avaliar apenas a fase faríngea e o funcionamento isolado do EES, mas a coordenação e relação entre as fases oral e faríngea da deglutição.

Keywords : Músculos faríngeos [cirurgia]; Cartilagem cricóide [cirurgia]; Esfíncter esofágico superior [fisiologia]; Músculos faringeos [fisiologia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese