Acessibilidade / Reportar erro

A influência da memória operacional nas habilidades de compreensão de leitura em escolares de 4ª série

Influence of working memory in reading comprehension in 4th grade students

OBJETIVOS: Investigar o papel da memória verbal e não-verbal, e do vocabulário expressivo na compreensão de leitura; avaliar as habilidades de memória e vocabulário em um grupo de crianças da 4ª série em relação ao desempenho de compreensão de leitura. MÉTODOS: Participaram do estudo 15 crianças com idades entre 9;11 anos e 11;4 anos. As crianças não possuíam queixas de perda auditiva, visual e/ou alterações neurológicas. Todos os sujeitos foram submetidos individualmente às avaliações de desempenho escolar, leitura, (decodificação, compreensão) vocabulário e memória operacional verbal e não-verbal. RESULTADOS: Houve correlação estatisticamente significante entre o conhecimento de vocabulário expressivo (r= 0,546, p= 0,035) e memória operacional verbal (r= -0,689, p=0,004) e o desempenho em compreensão neste grupo de crianças de 4ª. série de ensino fundamental, sem queixas de dificuldades escolares. Nem a memória não-verbal, nem a habilidade de decodificação de palavras influenciaram no desempenho em compreensão de leitura. CONCLUSÕES: O desempenho em vocabulário e a boa capacidade da memória operacional verbal foram fatores relevantes para garantir a compreensão de leitura nessa população.

Leitura; Memória; Compreensão; Estudantes; Educação primária e fundamental; Criança


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684 - 7º andar, 01420-001 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@sbfa.org.br