SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Case report: deprivation of sensory stimuli and autistic behaviorsRetos, perspectivas y consideraciones éticas en torno a la evaluación del lenguaje en la persona con demencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versión On-line ISSN 1982-0232

Resumen

STEINER, Véronique Agnes Guernet  y  MANSUR, Letícia Lessa. Contribuições da Análise Conversacional ao estudo do traumatismo craneo-encefálico: relato de um caso. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp.82-88. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342008000100014.

A persistência de dificuldades no processo de comunicação em sujeitos acometidos por um traumatismo craneo-encefálico requer a utilização de instrumentos de avaliação, sensíveis às alterações lingüístico-cognitivas apresentadas, que possam facilitar a reintegração desses indivíduos na sociedade. O presente estudo de caso investiga as contribuições da Análise Conversacional, na avaliação das habilidades funcionais de um jovem de 27 anos, acometido por um traumatismo craneo-encefálico grave. Analisa uma interação conversacional espontânea por meio do estudo do mecanismo colaborativo da tomada de turno, do gerenciamento do tópico e das reformulações, comparando os resultados com testes formais de linguagem. Discute as contribuições dessa abordagem ao processo de reabilitação fonoaudiológica. Enquanto os testes formais não indicaram alterações de linguagem, a Análise Conversacional permitiu, ao analisar a seqüência de turnos e as reações mútuas dos interlocutores, identificar problemas comunicativos e verificar como os interlocutores lidavam com os mesmos. A Análise Conversacional mostrou-se sensível às alterações lingüístico-cognitivas apresentadas pelo traumatismo craneo-encefálico, fornecendo elementos concretos para, no processo de reabilitação, abordar, de forma organizada, o discurso mais utilizado no cotidiano.

Palabras clave : Traumatismos cerebrais; Transtornos da comunicação; Testes de linguagem; Reabilitação; Patologia da fala e linguagem; Relatos de casos [Tipo de publicação].

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons