SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Generalization based on the implicational relationships obtained by the "ABAB Withdrawal and Multiple Probes Model"Lead exposure as a risk factor for alterations in language development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

ANDREAZZA-BALESTRIN, Carla; CIELO, Carla Aparecida  and  LAZZAROTTO, Cristiane. Relação entre desempenho em consciência fonológica e a variável sexo: um estudo com crianças pré-escolares. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 154-160. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342008000200009.

OBJETIVO: Analisar o desempenho em tarefas de Consciência Fonológica (CF), de acordo com o sexo e com a hipótese de escrita. MÉTODOS: Foram avaliados 43 pré-escolares, 19 do sexo masculino e 24 do feminino, por meio de triagem fonoaudiológica completa, avaliação do nível de escrita, e das habilidades em CF. Os dados foram analisados utilizando-se os testes estatísticos ANOVA, de Duas Vias e Uma Via. RESULTADOS: Como resultados, encontrou-se relação estatisticamente significativa entre CF e sexo nos sujeitos com níveis de escrita silábico-alfabético e alfabético, nos quais a consciência de palavras mostrou-se mais desenvolvida no sexo masculino. Em tarefas de segmentação silábica com trissílabos, houve desempenho significativamente melhor no sexo feminino, evidenciando maior facilidade em lidar com a análise das sílabas. CONCLUSÕES: Concluiu-se que as meninas apresentam maior habilidade em analisar unidades menores, em palavras de maior extensão, o que pode ser sugestivo da possível relação entre o baixo índice de desvios fonológicos no sexo feminino e seu melhor desempenho em CF.

Keywords : Linguagem; Transtornos da linguagem; Escrita manual; Fatores sexuais; Pré-escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese