Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
versão On-line ISSN 1982-0232
Resumo
JORGE, Mariana San; VITTO, Luciana Maximiliano de; LAMONICA, Dionísia Aparecida Cusin e HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos. A exposição ao chumbo como fator de risco para alterações no desenvolvimento da linguagem. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2008, vol.13, n.2, pp.161-165. ISSN 1982-0232. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342008000200010.
OBJETIVO: Verificar a ocorrência de alterações no desenvolvimento, em particular, o desenvolvimento da linguagem, em crianças com histórico de exposição ao metal chumbo, e a existência ou não de correlação entre índice de contaminação e desenvolvimento de linguagem. MÉTODOS: Cinqüenta e oito crianças entre 12 e 36 meses foram submetidas à triagem fonoaudiológica; destas, 15 compareceram para avaliação específica por meio da Escala de Desenvolvimento Comportamental de Gesell e Amatruda por terem falhado na triagem. A correlação entre índice de chumbo e o grau de defasagem na linguagem foi verificada. RESULTADOS: Seis crianças apresentaram defasagem na área da linguagem da Escala, sendo que, uma delas apresentou defasagem em todos os campos. CONCLUSÃO: Não foi encontrada correlação negativa significante entre a concentração de chumbo e o grau de defasagem no desenvolvimento de linguagem dos indivíduos participantes, entretanto, o estudo sugere que a contaminação pelo chumbo tornou-se fator de risco para alterações no desenvolvimento da linguagem destas crianças. Dessa forma, mais estudos são necessários para verificar o grau de prejuízo que este metal pode ocasionar às pessoas, principalmente quando estão em desenvolvimento.
Palavras-chave : Intoxicação por chumbo; Desenvolvimento da linguagem [etiologia]; Linguagem infantil; Transtornos do desenvolvimento de linguagem; Fatores de risco.