SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Vocal production condition of telemarketing operators: correlation between health issues and vocal habits and symptomsComparison between auditory-perceptual and acoustic analyses in dysarthrias author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

FARGHALY, Soraya Mahmoud  and  ANDRADE, Claudia Regina Furquim de. Programa de treinamento vocal para locutores de rádio. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2008, vol.13, n.4, pp.316-324. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342008000400004.

OBJETIVO: Propor e avaliar a eficácia de um Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio, aplicado aos alunos de um curso profissionalizante de radialista. MÉTODOS: Foram participantes 70 adultos subdivididos em dois grupos, pareados quanto ao sexo e idade: Grupo I (grupo de pesquisa), constituído por 35 adultos, alunos do curso de locução; Grupo II (grupo controle) composto por 35 adultos, que espontaneamente se disponibilizaram a participar da pesquisa. O Programa foi estruturado em sete módulos com duração de sete aulas semanais. Esse Programa foi fundamentado na estimulação de 11 aspectos, os quais foram trabalhados seqüencialmente. Foram realizadas três análises, sendo: análise objetiva da voz, por meio da extração da freqüência fundamental, análise perceptivo-auditiva do uso vocal e análise objetiva da velocidade de fala na leitura. RESULTADOS: Os resultados indicaram que os grupos diferenciaram-se quanto ao uso vocal e à velocidade de fala na leitura. Em relação à análise do uso vocal, os grupos diferenciaram-se para os parâmetros de qualidade vocal, loudness, ressonância, coordenação pneumofonoarticulatória, articulação, modulação e ritmo de leitura. Quanto à análise da velocidade de fala, os grupos diferenciaram-se tanto para o número de palavras/minuto como de sílabas/minuto. Em relação à análise objetiva da voz, para o grupo de pesquisa houve diferenças entre o pré e pós-aplicação do programa, com redução da freqüência fundamental. CONCLUSÃO: Os resultados indicam que o Programa foi eficaz na sua proposta e os parâmetros que apresentaram melhoras são aqueles específicos para a boa locução.

Keywords : Treinamento da voz; Voz; Rádio; Fala; Acústica da fala; Percepção da fala; Métodos; Desenvolvimento de programas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License