SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Quality of life of adults and elderly people after hearing aids adaptationBilingual German-Portuguese children: handwriting mistakes and characteristics of the familiar environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

FRANCO, Eloisa Sartori  and  PANHOCA, Ivone. Sintomas vestibulares em crianças com queixa de dificuldades escolares. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2008, vol.13, n.4, pp.362-368. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342008000400011.

OBJETIVO: Estudar os sintomas vestibulares em crianças com queixas de dificuldades escolares. MÉTODOS: Foram estudadas 88 crianças entre sete e 12 anos, que freqüentavam escolas públicas da cidade de Piracicaba no período de 2004 a 2006. Os procedimentos utilizados foram: a anamnese; exame otorrinolaringológico; exame audiológico e questionário dirigido utilizado como instrumento de coleta de dados. RESULTADOS: Das crianças avaliadas 51% não relataram dificuldades escolares e 49% referiram ter dificuldades escolares. A queixa referida mais comum foi a de vertigem (22,7%), e os sintomas referidos mais comuns no ambiente escolar foram de ansiedade (95,5%) e cefaléia (53,4%), as dificuldades escolares mais citadas foram a de ler (56,8%) e a de copiar (43,2%). CONCLUSÕES: A queixa de tontura e as dificuldades em ler e copiar apresentaram relação estatisticamente significante nas crianças com queixas de dificuldades escolares.

Keywords : Doenças vestibulares; Doenças do labirinto; Vertigem [complicações]; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License