SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Vestibular symptoms in children with complaints of school difficultiesEpidemiological characteristics of language problems in a public health care center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

MOURA, Simone Raquel Sbrissa; CIELO, Carla Aparecida  and  MEZZOMO, Carolina Lisbôa. Crianças bilíngües Alemão-Português: erros na escrita e características do ambiente familiar. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2008, vol.13, n.4, pp. 369-375. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342008000400012.

OBJETIVO: Relacionar erros na escrita em português, características do ambiente familiar, idade e sexo de crianças bilíngües Alemão-Português. MÉTODOS: Vinte crianças bilíngües alemão/português realizaram ditado balanceado, e seus pais responderam a um questionário. Os tipos de erros na escrita em Português foram classificados e quantificados, e posteriormente relacionados às respostas dos pais no questionário aplicado. RESULTADOS: Houve menos erros relacionados à troca, substituição aleatória, inversão, transposição, omissão e adição de grafemas, e mais erros relacionados às irregularidades da língua portuguesa. A maioria dos pais possuía material escrito em casa; quando mais de uma pessoa lia em casa e quanto maior a escolaridade paterna, maior o número de crianças com menos erros na escrita; quanto menor a escolaridade materna, maior o número de estudantes com mais erros na escrita. Quanto mais novas as crianças, mais erros de todos os tipos. Os meninos apresentaram mais erros na escrita do que as meninas. CONCLUSÕES: Mesmo sendo os participantes deste estudo todos bilíngües, a maioria dos achados foi compatível com os encontrados em outras pesquisas com crianças monolíngües do Português Brasileiro.

Keywords : Linguagem; Estudantes; Escrita manual; Características familiares; Multilingüismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese