SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Performance of elementary school students from 1st to 4th grades at the metalinguistics skills and reading proof - PROHMELEUnified National Health System users' knowledge about hearing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

ENGELMANN, Lucilene  and  FERREIRA, Maria Inês Dornelles da Costa. Avaliação do processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 69-74. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000100012.

OBJETIVO: Esclarecer a relação entre dificuldades de aprendizagem e o transtorno do processamento auditivo em uma turma de segunda série. MÉTODOS: Através da aplicação de testes de leitura os alunos foram classificados quanto à fluência em leitura, sendo um com maior fluência (grupo A) e outro com menor fluência (grupo B). Os testes de processamento auditivo foram comparados entre os grupos. RESULTADOS: Todos os participantes apresentaram dificuldades de aprendizagem e transtorno do processamento auditivo em quase todos os subperfis primários. Verificou-se que a variável memória sequencial verbal do grupo de menor fluência em leitura (grupo B) foi significantemente melhor (p=0,030). CONCLUSÃO: Questiona-se o diagnóstico de transtorno primário do processamento auditivo e salienta-se a importância da memória sequencial verbal no aprendizado da leitura e escrita. Em face do que foi observado, mais pesquisas deverão ser realizadas objetivando o estudo dessa variável e sua relação com o processamento auditivo temporal.

Keywords : Percepção auditiva; Transtornos da percepção auditiva; Criança; Leitura; Escrita; Aprendizagem; Deficiências do desenvolvimento; Transtornos da audição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese