SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Aspectos prosódicos temporais da leitura de escolares com dislexia do desenvolvimentoA ocorrência de ceceio em crianças de oito a 11 anos em escolas municipais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

MOURA, Simone Raquel Sbrissa; CIELO, Carla Aparecida  e  MEZZOMO, Carolina Lisbôa. Consciência fonêmica em meninos e meninas. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2009, vol.14, n.2, pp.205-211. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000200011.

OBJETIVO: Verificar a interferência da variável sexo no desempenho de tarefas em consciência fonêmica. MÉTODOS: A amostra constituiu-se de 36 estudantes da segunda série do Ensino Fundamental, sendo 18 meninas e 18 meninos. Todos foram submetidos à triagem audiológica, avaliação fonoaudiológica e das habilidades em consciência fonêmica. RESULTADOS: De modo geral, a análise estatística não apontou diferenças significantes entre os sexos. No entanto, qualitativamente, observou-se que as crianças do sexo feminino apresentaram mais êxito do que os sujeitos do sexo masculino, em todas as tarefas de segmentação e de síntese fonêmica, que repercutem na análise de elementos menores. CONCLUSÕES: Embora não tenham sido observadas diferenças estatisticamente significantes entre os sexos, constatou-se que o grupo das meninas apresentou melhor desempenho nas habilidades em consciência fonêmica.

Palavras-chave : Linguagem; Estudantes; Criança; Fonoterapia; Distribuição por sexo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons