SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Adaptações do sistema estomatognático em indivíduos com desproporções maxilo-mandibulares: revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

MELO, Tatiana Mendes de  e  ALVARENGA, Kátia de Freitas. Capacitação de profissionais da saúde na área de saúde auditiva: revisão sistemática. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2009, vol.14, n.2, pp.280-286. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000200022.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacitação de profissionais da saúde sobre saúde auditiva por meio da revisão sistemática. O levantamento bibliográfico foi conduzido em base eletrônica de dados (Lilacs, SciELO, Medline, Scopus, Embase, Science Direct Online e Web of Science), revistas online da área de audiologia, anais de congressos nacionais e bibliotecas de universidades brasileiras, com busca bibliográfica padronizada, utilizando-se palavras-chave específicas procurando todos os resumos de estudos pertinentes à questão proposta. Para a seleção e avaliação dos estudos científicos levantados na busca foram estabelecidos critérios, contemplando os aspectos: tipo de estudo, participantes, intervenção adotada e avaliação dos resultados. Dos títulos obtidos a partir desta busca foram selecionados apenas aqueles cujo resumo ou corpo do artigo tivesse relação com o objeto do presente estudo. Após a leitura do texto completo, os mesmos foram resenhados de acordo com ficha protocolar e classificados com relação ao nível de evidência e grau de recomendação. Como resultado cinco estudos foram incluídos na revisão sistemática. Existe uma escassez de estudos com este enfoque, contudo os resultados obtidos demonstraram que a capacitação dos profissionais em saúde auditiva é efetiva, aumentando o conhecimento dos mesmos sobre o tema e, consequentemente, identificando e encaminhando os indivíduos com sinais de distúrbios auditivos para os serviços de referência.

Palavras-chave : Audição; Deficiência auditiva; Capacitação de recursos humanos em saúde; Capacitação em serviço; Pessoal de saúde [educação].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons