SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Acoustic analysis of temporal characteristics of consonants from Brazilian PortugueseRelationship between neuroimaging findings and auditory and metaphonological abilities in students with developmental dyslexia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

BERTI, Larissa Cristina; PAGLIUSO, Alessandra  and  LACAVA, Francine. Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticos. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 305-314. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300005.

OBJETIVO: Elaborar um instrumento de avaliação da fala de crianças, que contemple todos os fonemas consonantais do Português Brasileiro, para viabilizar o uso de uma metodologia instrumental. MÉTODOS: A escolha das palavras foi baseada em critérios linguísticos do Português Brasileiro (PB), previamente definidos, pesquisados no banco de dados fônico-lexicais - CETENFolha, relativos: à classe gramatical, ao número de sílabas, ao acento e ao padrão silábico a partir da ocorrência das palavras-tipo. RESULTADOS: Com base nos critérios linguísticos o instrumento foi composto por 96 palavras que contemplavam pelo menos três ocorrências de todos os fonemas consonantais do PB que acompanhavam as vogais /i,a,u/ na posição acentuada. Dentre as palavras do instrumento houve a prevalência de substantivos dissílabos paroxítonos. Quanto ao padrão silábico, 57 palavras iniciavam com padrão silábico simples e 39 palavras envolviam a produção de padrão silábico complexo. CONCLUSÃO: O presente trabalho não só forneceu critérios linguísticos para elaboração de instrumentos de avaliação de produção e/ou percepção de fala, como também disponibilizou um instrumento de avaliação de fala para uso de uma metodologia instrumental para o campo da Fonoaudiologia.

Keywords : Avaliação; Fala; Acústica; Crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese