SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Prevalence of auditory sequelae after pyogenic meningitis in childrenVoice and oral communication analysis of preparatory school teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

ROSIS, Ana Carolina Argondizo de; SOUZA, Marilia Rodrigues Freitas de  and  IORIO, Maria Cecília Martinelli. Questionário Hearing Handicap Inventory for the Elderly - Screening version (HHIE-S): estudo da sensibilidade e especificidade. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 339-345. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300009.

OBJETIVO: Investigar a sensibilidade e especificidade do questionário Hearing Handicap Inventory for the Elderly - Screening version (HHIE-S) na triagem auditiva de idosos que procuram diferentes serviços de atenção à saúde (clínica audiológica e outras clínicas). MÉTODOS: Foi avaliada a audição de 78 idosos - 23 atendidos na disciplina de Geriatria e Gerontologia da instituição de origem, que não tinham, necessariamente, queixas relacionadas à audição, e 55 atendidos no Ambulatório de Audiologia da mesma instituição, com queixas relacionadas aos sistemas auditivo e/ou vestibular. Foi aplicado o HHIE-S, cujo escore total foi dividido em três categorias, de acordo com a percepção do handicap. RESULTADOS: Houve relação estatisticamente significante entre handicap e grau de perda auditiva no grupo de pacientes do Ambulatório de Audiologia (p=0,009), e no grupo de pacientes do Ambulatório de Geriatria (p=0,002). No primeiro grupo, o questionário HHIE-S revelou baixa sensibilidade (23,5%) e alta especificidade (73,7%). No grupo de pacientes do setor de Geriatria, foram altos os valores de sensibilidade (94,7%) e de especificidade (75%). CONCLUSÕES: Há associação positiva entre o grau de perda auditiva e o handicap referido em ambos os grupos. O questionário HHIE-S é um instrumento de triagem auditiva com alta especificidade e sensibilidade na identificação de perdas auditivas em idosos que procuram serviços de saúde que não são específicos para atendimentos relacionados às alterações auditivas.

Keywords : Transtornos da audição; Perda auditiva; Idoso; Audiometria; Questionários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese