SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Efficacy of the use of the Glatzel mirror in nasal permeability evaluationEvolution indicators of patients with cerebral palsy and oropharyngeal dysphagia after therapeutic intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

GUEDES, Luciana Ulhôa et al. Conhecimento dos profissionais da enfermagem que assistem pacientes com alterações da deglutição em um Hospital Universitário de Belo Horizonte. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 372-380. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300014.

OBJETIVO: Descrever a atuação dos profissionais da área de enfermagem frente à alteração da deglutição. MÉTODOS: Estudo transversal e comparativo de amostragem estratificada no qual foram entrevistados 130 profissionais da área de enfermagem de um Hospital Universitário por meio de um questionário.A média de idade dos grupos foi de 29,16 com 11,81 de desvio padrão, sendo 64% do sexo feminino e 23% do sexo masculino. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística por meio do teste Exato de Fischer, sendo considerada significância de 5%. RESULTADOS: 92,33% dos profissionais pesquisados relataram que o fonoaudiólogo é o profissional responsável pela reabilitação dos pacientes com alteração da deglutição. Na amostra estudada, 87% demonstraram ter conhecimento adequado sobre as doenças que podem levar à alteração da deglutição e 94,66% afirmaram saber identificar os casos em que os pacientes apresentam algum sinal ou sintoma da alteração da deglutição. Essa pesquisa permitiu demonstrar que, em alguns itens relacionados à alteração da deglutição, os enfermeiros estão mais preparados que os técnicos e estes mais preparados que os auxiliares de enfermagem. CONCLUSÕES: De forma geral, os profissionais têm uma intervenção adequada diante das alterações da deglutição em pacientes internados.

Keywords : Papel do profissional de enfermagem; Enfermagem em reabilitação; Transtornos de deglutição; Relações enfermeiro paciente; Assistência integral à saúde; Continuidade da assistência ao paciente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese