SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Knowledge of nursing professionals that assist patients with swallowing disorders at a University Hospital in Belo HorizonteCup-feeding of premature newborn children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

SILVERIO, Carolina Castelli  and  HENRIQUE, Cristiane Soares. Indicadores da evolução do paciente com paralisia cerebral e disfagia orofaríngea após intervenção terapêutica. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 381-386. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300015.

OBJETIVO: Verificar a evolução na função de alimentação e estabilidade clínica de crianças com paralisia cerebral tetraparética espástica após intervenção terapêutica. MÉTODOS: Foram levantados em prontuário médico, antes e após a terapia, os dados de classificação da funcionalidade da alimentação (escala FOIS) e grau de disfagia, consistências alimentares e sinais sugestivos de penetração e/ou aspiração laringotraqueal de 36 crianças com paralisia cerebral espástica. RESULTADOS: A maioria dos sujeitos alimentava-se com preparo especial, antes e após a intervenção, ocorrendo restrição de sólidos e líquidos no segundo momento. Houve diminuição da severidade da disfagia, redução de broncopneumonias e hipersecretividade pulmonar, aumento do peso e diminuição dos sinais sugestivos de penetração e/ou aspiração laringotraqueal, exceto recusa alimentar e cianose. CONCLUSÃO: A intervenção fonoaudiológica, em conjunto com a equipe multidisciplinar em disfagia, promove maior funcionalidade da deglutição e diminuição dos sinais sugestivos de penetração e/ou aspiração traqueal, além de maior estabilidade clínica.

Keywords : Paralisia cerebral; Transtornos de deglutição; Fonoterapia; Pneumonia; Alimentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese