SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Evaluation of the quality of life of caregivers of aphasic patientsModified multiple oppositions' model: approach based on distinctive features author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

GALLI, Juliana Ferreira Marcolino; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de  and  DELIBERATO, Débora. Introdução da comunicação suplementar e alternativa na terapia com afásicos. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 402-410. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300018.

Sabe-se que o tratamento fonoaudiológico de pacientes com afasia severa é limitado. A ausência de fala articulada, algumas vezes, impede o diagnóstico da afasia. O paciente "grave" pode não falar devido à inabilidade de articulação, como ocorre na disartria e/ou apraxia. Essa ausência de fala não permite afirmar se a linguagem está comprometida. O uso da comunicação suplementar e alternativa tem sido um método eficaz na reabilitação desses pacientes. Esse estudo visou descrever o uso da comunicação suplementar e alternativa associada a outras modalidades de linguagem (escrita, gestos), a partir do relato de dois casos de afasia. A análise dos dados foi composta por dois blocos: a introdução da comunicação suplementar e alternativa no diálogo; e o uso da leitura e escrita associado aos símbolos. A comunicação suplementar e alternativa foi um apoio para a oralidade, leitura e escrita dos pacientes.

Keywords : Afasia; Fonoterapia; Comunicação não verbal; Relatos de casos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese