SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Dynamic and interdisciplinary assessment in hearing disability in a public ambulatory: case reportFamilies with autistic children: international literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

BEVILACQUA, Maria Cecília; MELO, Tatiana Mendes de; MORETTIN, Marina  and  LOPES, Andréa Cintra. A avaliação de serviços em Audiologia: concepções e perspectivas. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 421-426. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300021.

A avaliação dos serviços vem ocupando posição de destaque no planejamento e gestão em saúde, uma vez que um sistema efetivo pode reordenar a execução das ações e serviços para contemplar as necessidades da população alvo e otimizar os recursos financeiros. Embora existam algumas experiências internacionais na avaliação dos serviços de saúde auditiva, sua contribuição é limitada, devido às particularidades da Política de Atenção à Saúde Auditiva de cada país. No Brasil, o atendimento integral ao deficiente auditivo foi garantido pela Portaria GM/MS nº 2.073/04, com a proposta da organização de uma rede hierarquizada, regionalizada e integrada na Atenção básica, Média e Alta Complexidade. O aprimoramento desta Política é uma consequência natural, depois do início de sua implantação, a fim de constituir serviços públicos de saúde auditiva com qualidade, não somente no ato de sua criação, mas também e principalmente, na manutenção e no aprimoramento constante do processo de atendimento de pessoas com deficiência auditiva, assegurando a efetividade do processo. Para tanto, faz-se imprescindível a formação profissional e o incentivo de discussões referentes à avaliação da qualidade dos serviços de saúde auditiva do Sistema Único de Saúde.

Keywords : Avaliação de serviços de saúde; Indicadores de qualidade em assistência à saúde; Sistema único de saúde; Audiologia; Perda auditiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese