SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Relation between work environment and voice deviation in metallurgic workersLiteracy abilities of first grade elementary school children after speech and language intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Print version ISSN 1516-8034

Abstract

MARCHETTI, Paula Tavares; MEZZOMO, Carolina Lisbôa  and  CIELO, Carla Aparecida. Habilidades em consciência silábica e fonêmica de crianças com fala desviante com e sem intervenção fonoaudiológica. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 80-87. ISSN 1516-8034.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000100014.

OBJETIVO: Comparar o desempenho de crianças com desvio fonológico evolutivo (DFE) que receberam intervenção fonoaudiológica com enfoque fonológico e de crianças com DFE que não receberam esta em habilidades de consciência fonológica (CF). MÉTODOS: Foram avaliados 23 sujeitos com diagnóstico de DFE, sendo que 14 crianças fizeram parte do Grupo de Estudo 1 (GE1), que recebeu terapia fonoaudiológica, e as outras nove fizeram parte do Grupo de Estudo 2 (GE2), que ainda não havia recebido fonoterapia. Todos os sujeitos foram submetidos à avaliação fonoaudiológica e da consciência fonológica. RESULTADOS: Das 26 sub-tarefas de CF aplicadas nos grupos de estudo, houve diferença estatisticamente significativa somente na tarefa T7-dissílabas (reversão silábica), confirmando o pior desempenho do GE2 (p<0,05). Porém, na análise das médias houve tendência a um melhor desempenho do GE1 em comparação ao GE2. Apesar desses resultados, mesmo os sujeitos que receberam intervenção fonoaudiológica tiveram desempenhos muito baixos. CONCLUSÕES: Houve diferença estatisticamente significante somente na sub-tarefa T7-dissílabas (reversão silábica) entre crianças com DFE que receberam intervenção fonoaudiológica e crianças com DFE que não receberam fonoterapia. Porém, notou-se uma tendência do grupo que recebeu terapia de ter um melhor desempenho nas tarefas de CF do que o grupo que não recebeu.

Keywords : Distúrbios da fala [terapia]; Transtornos do desenvolvimento da linguagem [terapia]; Linguagem infantil; Fonoterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese