SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Facial types applied to Speech-Language Pathology: literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Print version ISSN 1516-8034

Abstract

KORBES, Daiane; SILVEIRA, Aron Ferreira da; HYPPOLITO, Miguel Ângelo  and  MUNARO, Gisiane. Alterações no sistema vestibulococlear decorrentes da exposição ao agrotóxico: revisão de literatura. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 146-152. ISSN 1516-8034.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000100024.

Os agrotóxicos são amplamente utilizados no meio rural e sua larga utilização, desprovida de medidas de biossegurança apropriadas, vem provocando impactos potenciais tanto para a degradação ambiental quanto para o organismo humano, aumentando a incidência de intoxicações ocupacionais. O objetivo do presente estudo foi revisar e discutir a respeito da exposição aos agrotóxicos e sua influência na função e estrutura do sistema auditivo. Foram revisados periódicos nacionais e internacionais relevantes indexados no PubMed, Medline, Bireme e LILACS, assim como capítulos de livros e dissertações publicados no período entre 1987 e 2009. As pesquisas sugerem que a exposição, principalmente crônica, aos agrotóxicos induz a alterações funcionais no sistema vestibulococlear, manifestando ainda uma série de sinais e sintomas. Apesar da escassez de dados sobre a influência do organofosforado nas características morfológicas do aparelho auditivo, os estudos indicam que a exposição de caráter agudo aos agrotóxicos pode também ser responsável por alterações no sistema auditivo, caracterizadas por lesões estruturais na cóclea, principalmente nas células ciliadas externas.

Keywords : Praguicidas [efeitos adversos]; Doenças do nervo vestibulococlear; Inseticidas organofosforados [efeitos adversos]; Vestíbulo do labirinto [lesões].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese