SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Relação entre os achados audiométricos e as queixas auditivas e extra-auditivas dos professores de uma academia de ginástica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

LACERDA, Adriana; FIGUEIREDO, Gisele; MASSAROLO NETO, Jeane  e  MARQUES, Jair Mendes. Achados audiológicos e queixas relacionadas à audição dos motoristas de ônibus urbano. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp.161-166. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000200003.

OBJETIVO: Investigar os achados audiológicos e as queixas relacionadas à audição dos motoristas de ônibus urbano. MÉTODOS: A amostra foi constituída de 24 motoristas de ônibus da cidade de Francisco Beltrão (PR), com média de idade de 44 anos e três meses e com tempo de exposição total ao ruído de tráfego de 18,8 anos. Aplicou-se uma anamnese com questões referentes à história de saúde geral e auditiva, hábitos de vida e história ocupacional. Posteriormente, realizou-se a audiometria convencional analisada segundo a Portaria 19 do Ministério do Trabalho (1998) e os testes de percepção da fala. RESULTADOS: Com relação aos problemas que acometem a audição, 66,6% dos motoristas não referem dificuldades para ouvir, 29,2% referem zumbido e 12,3% referem ocasionalmente sensação de plenitude auricular. As audiometrias demonstraram que 70% dos participantes apresentaram audiogramas sugestivos de perda auditiva induzida por ruído. As frequências mais acometidas foram 4000 e 6000 Hz caracterizando configuração em entalhe bilateral em 83,3% dos casos. CONCLUSÃO: Verifica-se a necessidade do desenvolvimento de ações preventivas voltados à saúde auditiva visando à melhoria das condições de trabalho e a preservação auditiva destes motoristas.

Palavras-chave : Efeitos do ruído [diagnóstico]; Perda auditiva provocada por ruído; Ruído ocupacional; Ruído dos transportes; Anamnese; Hábitos; Exposição ocupacional; Audiometria; Testes auditivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons