SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Relação entre os achados audiométricos e as queixas auditivas e extra-auditivas dos professores de uma academia de ginásticaAspectos demográficos e socioeconômicos de mães atendidas em um programa de triagem auditiva neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

MATAS, Carla Gentile; MARCON, Bruna de Almeida; SILVA, Sara Manami  e  GONCALVES, Isabela Crivellaro. Avaliação auditiva na Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp.174-178. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000200005.

OBJETIVO: Caracterizar as manifestações audiológicas em adultos com HIV/AIDS e comparar os resultados de indivíduos expostos e não expostos ao tratamento anti-retroviral. MÉTODOS: Foram submetidos à avaliação audiológica 56 indivíduos com HIV/AIDS de ambos os gêneros, entre 18 e 58 anos de idade, divididos em dois grupos: GEI - composto por 24 indivíduos não expostos ao tratamento anti-retroviral; e GEII - composto por 32 indivíduos expostos ao tratamento anti-retroviral. RESULTADOS: Verificou-se ocorrência de resultados alterados na avaliação audiológica em ambos os grupos, principalmente na audiometria de altas frequências. Em ambos os grupos a principal alteração encontrada foi a perda auditiva neurossensorial. O GEII apresentou mais resultados alterados em todos os procedimentos realizados e maior ocorrência de resultados sugestivos de alterações na orelha média, quando comparado ao GEI. CONCLUSÃO: Indivíduos com HIV/AIDS apresentam alterações auditivas periféricas, sendo estas mais acentuadas no grupo exposto ao tratamento anti-retroviral.

Palavras-chave : HIV; Síndrome da imunodeficiência adquirida [complicações]; Terapia anti-retroviral de alta atividade [efeitos adversos]; Audição; Perda auditiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons