SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Avaliação auditiva na Síndrome da Imunodeficiência AdquiridaEmissões otoacústicas em lactentes expostos a infecção intra-útero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

GRIZ, Silvana Maria Sobral et al. Aspectos demográficos e socioeconômicos de mães atendidas em um programa de triagem auditiva neonatal. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp.179-183. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000200006.

OBJETIVO: Descrever alguns aspectos demográficos e socioeconômicos de mães de neonatos e lactentes atendidos no serviço de Triagem Auditiva Neonatal, do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal Pernambuco (HC-UFPE), nascidos no ano de 2007. MÉTODOS: A coleta de dados foi constituída por leitura e digitação das informações contidas no banco de dados referente ao programa de Triagem Auditiva Neonatal do HC- UFPE. Participaram da pesquisa 1.193 mães. RESULTADOS: Entre as variáveis demográficas do estudo destaca-se que o maior percentual (47,9%) das mães tinha entre 20 e 29 anos de idade e 69,2% eram casadas. Dentre as variáveis socioeconômicas, 36,1% possuíam o 1° grau incompleto, 55,7% eram donas de casa, 38,6% não possuíam renda pessoal, 60,6% dispunham de renda familiar entre um a três salários mínimos e 92,5% tiveram seus filhos nascidos em maternidades públicas. CONCLUSÃO: A população estudada encontra-se em condições consideradas desfavoráveis para a saúde e desenvolvimento global dos neonatos e lactentes, pois as gestantes com este perfil pertencem a uma categoria de risco. Esses resultados servem de alerta para o desenvolvimento de ações que visem à promoção da saúde na população investigada.

Palavras-chave : Triagem neonatal; Lactente; Audição; Perda auditiva; Fatores socioeconômicos; Características da população; Indicador de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons