SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Emissões otoacústicas em lactentes expostos a infecção intra-úteroConhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

OSHIMA, Marluci et al. Early Listening Function (ELF): adaptação para a língua portuguesa. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp.191-196. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000200008.

OBJETIVO: Traduzir e adaptar culturalmente para a língua portuguesa o questionário Early Listening Function (ELF), e avaliar a confiabilidade do mesmo. MÉTODOS: Foi realizada a tradução do questionário para o idioma Português, revisão das equivalências gramatical e idiomática (traduções reversas) e adaptações linguística e cultural. Além disso, foi avaliada a reprodutibilidade intra-pesquisadores. Após a tradução, o ELF foi aplicado, em ambiente silencioso e ruidoso, em 30 crianças entre zero e três anos de idade, sem histórico de risco para deficiência auditiva, ausência de queixa familiar quanto ao desenvolvimento global da criança e sem indicadores de perda auditiva incapacitante, em diferentes distâncias, em 12 situações de detecção auditiva. RESULTADOS: Os resultados foram analisados com estudo estatístico descritivo a partir da pontuação obtida no ELF. CONCLUSÃO: O instrumento ELF foi traduzido e adaptado culturalmente para a população estudada. No Português, sua denominação manteve a sigla ELF. O estudo permitiu verificar sua confiabilidade para observação e acompanhamento das etapas iniciais do comportamento auditivo.

Palavras-chave : Tradução (Processo); Transtornos da audição [diagnóstico]; Testes auditivos; Questionários; Perda auditiva [diagnóstico]; Diagnóstico precoce; Lactente; Desenvolvimento da linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons