SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Early Listening Function (ELF): adaptation into Brazilian PortugueseRelationship between comprehension levels and reading strategies used in a therapeutic program by deaf individuals who communicate through sign language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Print version ISSN 1516-8034

Abstract

SILVA, Denísia Raquel de Carvalho et al. Conhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 197-205. ISSN 1516-8034.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000200009.

OBJETIVO: Investigar os conhecimentos, as percepções e as práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas. MÉTODOS: Estudo descritivo transversal, realizado por meio de entrevista estruturada com 45 professores de educação infantil da rede pública de ensino da cidade de Belo Horizonte. As entrevistas foram gravadas, transcritas e posteriormente submetidas à análise. RESULTADOS: A grande maioria dos sujeitos entrevistados apresentou pouco conhecimento, muitas vezes bastante vago e de senso comum, sobre a perda auditiva, embora a consciência da necessidade de aprendizagem para uma melhor atuação profissional tenha sido nítida. Apesar da falta de informação, os professores demonstraram conhecer algumas características das crianças com deficiência auditiva e explicitaram condutas a serem realizadas em sala de aula. A quase totalidade da amostra afirmou não conhecer a triagem auditiva escolar. CONCLUSÃO: Os conhecimentos, as práticas e as percepções demonstradas pelos entrevistados revelaram grande variação de conceitos, atitudes e estratégias. Contudo, grande parte se baseia em senso-comum ou intuição, devido à falta de experiência e de capacitação dos educadores para lidar com a criança com deficiência auditiva.

Keywords : Docentes; Linguagem infantil; Educação infantil; Desenvolvimento infantil; Perda auditiva; Promoção da saúde; Saúde escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese