SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Body and oral motor aspects in a group of children with phonological delay/disorderDistinction between adapted, slightly breathy and tense voices: differences between the first two harmonics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Print version ISSN 1516-8034

Abstract

BRASIL, Brunah de Castro et al. O uso da estratégia de alongamento compensatório em diferentes gravidades do desvio fonológico. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 231-237. ISSN 1516-8034.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000200014.

OBJETIVOS: Verificar a existência de relação entre o uso da estratégia de alongamento compensatório e diferentes gravidades do desvio fonológico classificado quantitativa e qualitativamente. Além disso, verificar a existência de correspondência entre a gravidade do desvio fonológico nas duas classificações utilizadas no estudo. MÉTODOS: Participaram da pesquisa 20 crianças com diagnóstico de desvio fonológico apresentando diferentes gravidades e com idades entre cinco e dez anos. Os desvios foram classificados de maneira quantitativa e qualitativa. O uso da estratégia estudada foi identificado com o auxílio da análise acústica, através do software de áudio-processamento (PRAAT). Os dados coletados foram analisados estatisticamente por meio do teste Qui-quadrado. RESULTADOS: O estudo comparativo entre as gravidades do desvio fonológico, segundo as classificações quantitativa e qualitativa, não mostrou diferença estatisticamente significante entre os grupos no que se refere à estratégia de alongamento compensatório. Através da análise descritiva da distribuição dos sujeitos conforme a gravidade do desvio fonológico nas duas classificações, verificou-se correspondência entre as classificações quantitativa e qualitativa no que diz respeito à gravidade do desvio fonológico. CONCLUSÃO: Não houve relação entre o uso da estratégia de alongamento compensatório e as diferentes gravidades do desvio fonológico. A distribuição dos sujeitos por gravidade do desvio fonológico, segundo as classificações utilizadas, permitiu visualizar uma correspondência entre os dois tipos de classificações do desvio.

Keywords : Distúrbios da fala; Acústica da fala; Espectrografia do som [análise]; Patologia da fala e linguagem; Linguagem infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese