SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Escolha dos sons-alvo para terapia: análise com enfoque em traços distintivosConsiderações sobre modificações vocais e laríngeas ocasionadas pelo som basal em mulheres sem queixa vocal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão impressa ISSN 1516-8034

Resumo

NASCIMENTO, Weslania Viviane do; CASSIANI, Rachel de Aguiar  e  DANTAS, Roberto Oliveira. Disfagia em pacientes com doença de Chagas e divertículo de Zenker. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 277-281. ISSN 1516-8034.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000200021.

Descrevemos dois pacientes, um do sexo feminino e outro do sexo masculino, ambos com 64 anos, que apresentavam a associação entre divertículo de Zenker e esofagopatia provocada por doença de Chagas. Um dos pacientes iniciou com disfagia esofágica há cinco anos, que depois se associou a disfagia orofaríngea há nove meses. O outro paciente tinha disfagia orofaríngea há oito meses. Ambos tinham antecedentes de doença de Chagas. Os dois pacientes tinham alterações do exame clínico da deglutição, ou seja, dificuldade de ingestão de líquidos e pastosos. A ingestão era lenta e havia resíduos em cavidade oral, sem tosse após a deglutição. O diagnóstico foi feito por exame sorológico e estudo radiológico de faringe e esôfago, complementados por exame endoscópico. Os resultados dos exames radiológicos de faringe e esôfago mostraram, em um paciente, o divertículo faringo-esofágico (Zenker), trânsito lento (duração superior a dez segundos) do meio de contraste pelo esôfago e, no outro, o divertículo de Zenker e trânsito pelo esôfago com duração normal (duração inferior a dez segundos) com presença de contrações terciárias. O tratamento foi realizado com diverticulectomia, miotomia do cricofaringeo e miotomia da transição gastroesofágica em um paciente e miotomia do cricofaríngeo no outro. Concluímos que é possível haver a associação de duas causas de disfagia no mesmo paciente, a orofaríngea, consequente a divertículo de Zenker, e a esofágica, consequente à doença de Chagas. O pleno conhecimento da relação causa-efeito destas duas condições necessita novos estudos.

Palavras-chave : Divertículo de Zenker [diagnóstico]; Doença de Chagas [complicações]; Disfagia [etiologia]; Megaesôfago; Transtornos de deglutição [etiologia].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português