SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Voz do professor: uma revisão de 15 anos de contribuição fonoaudiológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

GANDARA, Juliana Perina  e  BEFI-LOPES, Debora Maria. Tendências da aquisição lexical em crianças em desenvolvimento normal e crianças com Alterações Específicas no Desenvolvimento da Linguagem. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp.297-304. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000200024.

O objetivo do presente estudo foi descrever as semelhanças e diferenças encontradas ao longo da aquisição lexical por crianças em desenvolvimento normal e crianças com Alterações Específicas no Desenvolvimento da Linguagem (AEDL), por meio de um amplo levantamento bibliográfico em bases de dados (SciELO, Lilacs, PubMed, Web of Science, Dedalus), que abrangeu as últimas décadas de estudos na área. Os estudos selecionados, de natureza observacional ou experimental, mostraram grande variedade de achados relacionados ao desenvolvimento do vocabulário, abrangendo as tendências e variações e também outras habilidades envolvidas no processo de aquisição lexical. De maneira geral, os resultados sugerem que as alterações lexicais que constituem um dos marcos inicialmente observados em crianças com AEDL são justificadas por dificuldades observadas em habilidades e/ou características influenciadas ou diretamente relacionadas aos mecanismos envolvidos no processamento da informação, que comprometem a qualidade e a recuperação das representações fonológicas e semânticas correspondentes a um novo item lexical. Entretanto, vários estudos sugerem que situações ostensivas e de grande suporte contextual que enfoquem poucas novas palavras favorecem a aquisição lexical de crianças com AEDL.

Palavras-chave : Linguagem infantil; Desenvolvimento da linguagem; Transtornos do desenvolvimento da linguagem; Vocabulário; Literatura de revisão como assunto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons