SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Spectrographic analysis of the voice: effect of visual training on the reliability of evaluationVocal and laryngeal analyses in diagnostic hypotheses of nodules and cysts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Print version ISSN 1516-8034

Abstract

AZEVEDO, Luciana Lemos de et al. Avaliação da performance vocal antes e após a vibração sonorizada de língua. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 343-348. ISSN 1516-8034.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000300006.

OBJETIVO: Verificar o tempo ideal de execução da técnica de vibração sonorizada de língua necessário para interferir nas medidas de perturbação (do ciclo vibratório das pregas vocais) a curto prazo, de frequência fundamental (F0) e intensidade vocal. MÉTODOS: Foram analisadas 43 voluntárias do sexo feminino, na faixa etária de 18 a 31 anos (média de 21,2). Elas foram submetidas a uma triagem realizada por uma fonoaudióloga e por uma médica otorrinolaringologista, para eliminação de possível patologia laríngea e/ou alteração vocal. Foi realizada a gravação de um [a] prolongado, antes da realização da técnica de vibração sonorizada de língua; e depois do primeiro, terceiro e quinto minuto de realização da mesma. Após a coleta dos dados foi realizada a análise acústica, através do software Vox Metria® 1.1, na qual se analisou a F0 média e sua variabilidade, intensidade média e medidas de perturbação a curto prazo. RESULTADOS: Houve aumento na F0 a partir de três minutos da execução da técnica e na intensidade a partir de um minuto. Houve diminuição do ruído a partir de três minutos de realização da técnica. Os parâmetros de variabilidade da F0, jitter, shimmer, nível de ruído glótico e irregularidade não apresentaram diferença entre os períodos comparados. CONCLUSÃO: A técnica de vibração sonorizada de língua foi mais efetiva a partir de três minutos. Os resultados obtidos confirmaram a eficácia da técnica, a qual é vastamente empregada na prática fonoaudiológica, delimitando o tempo ideal para a realização da mesma.

Keywords : Voz [terapia]; Fonação [fisiologia]; Laringe [fisiologia]; Acústica da fala; Fonoterapia; Treinamento da voz.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese