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Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Print version ISSN 1516-8034

Abstract

CURTI, Luana; QUINTAS, Taiana d'Ávila; GOULART, Bárbara Niegia Garcia  and  CHIARI, Brasilia Maria. Habilidades pragmáticas em crianças deficientes auditivas: estudo de casos e controles. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 390-394. ISSN 1516-8034.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000300013.

OBJETIVO: Avaliar as habilidades pragmáticas de um grupo de crianças deficientes auditivas e compará-las a seus pares normo-ouvintes. MÉTODOS: Estudo de casos e controles composto por 32 crianças de ambos os gêneros com idades entre dois e seis anos. Dentre estas, 16 deficientes auditivas de grau moderadamente severo a profundo sem outros comprometimentos orgânicos (casos) e 16 crianças normo-ouvintes sem queixas fonoaudiológicas (controle) pareadas por idade. A avaliação e a análise da pragmática foram realizadas a partir do Teste ABFW-Pragmática, seguindo as instruções do protocolo. RESULTADOS: A média de idade das crianças estudadas foi quatro anos (DP=1,3); houve diferença significativa em relação ao número de atos comunicativos por minuto entre casos e controles (p=0,001). As crianças deficientes auditivas apresentaram menos iniciativas comunicativas do que as crianças normo-ouvintes e o meio comunicativo gestual foi utilizado por 13 (81, 3%) destas e por cinco (32,2%) das crianças normo-ouvintes (p=0,004). Não houve diferença entre os grupos em relação às intenções comunicativas (p=0,465). CONCLUSÃO: As crianças deficientes auditivas foram capazes de interagir em situações contextualizadas utilizando-se de funções comunicativas semelhantes às das ouvintes, e se diferiram destas quanto ao meio comunicativo mais utilizado.

Keywords : Surdez; Desenvolvimento de linguagem; Linguagem; Avaliação; Comunicação não verbal; Deficiência auditiva; Desenvolvimento infantil; Testes de linguagem.

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