SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Assessing communication in the autistic spectrum: interference of familiarity in language performanceGroup therapy approach with mothers of children with language impairment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

GERTEL, Marta Cecília Rabinovitsch  and  MAIA, Suzana Magalhães. Reflexões acerca do papel do fonoaudiólogo junto à família de uma criança com Transtorno Global do Desenvolvimento: estudo de caso. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp.436-441. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000300020.

O objetivo deste artigo foi refletir e discutir o papel do fonoaudiólogo na condução das estratégias terapêuticas junto à família de uma criança com Transtorno Global do Desenvolvimento. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso de uma criança com Transtorno Global do Desenvolvimento atendida de julho/2002 a novembro/2004. Os recortes do material clínico retratam o percurso seguido ao longo do eixo da história do paciente enfatizando os momentos significativos que geraram desenvolvimento do processo terapêutico fonoaudiológico no que se refere à comunicação oral e integração social no ambiente familiar. O enfoque das estratégias clínicas foi direcionado para propiciar um ambiente físico e emocional capaz de promover experiências constitutivas que respeitem a singularidade de cada paciente levando em conta a realidade da família e da comunidade onde se encontra inserido aquele núcleo social. Portanto, em nosso entender, a atuação fonoaudiológica pode ser direcionada para a criação de situações que favoreçam o processo [de cada paciente] de inclusão na vida cotidiana, com o respeito que todas as pessoas merecem.

Keywords : Transtornos globais de desenvolvimento infantil; Estudos de Casos; Fonoterapia; Condutas terapêuticas; Família; Relações familiares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License