SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Considerations about the role of a speech-language pathologist with the family of a child with Pervasive Development Disorder: case reportNon-nutritive sucking stimulation on the "emptied breast" in preterm infants: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Print version ISSN 1516-8034

Abstract

WIETHAN, Fernanda Marafiga; SOUZA, Ana Paula Ramos de  and  KLINGER, Ellen Fernanda. Abordagem terapêutica grupal com mães de crianças portadoras de distúrbios de linguagem. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 442-451. ISSN 1516-8034.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000300021.

O objetivo deste estudo foi investigar a eficiência da abordagem grupal com mães de sujeitos com distúrbios de linguagem para promover mudanças na interação dialógica da díade mãe-filho. Fizeram parte do estudo quatro díades mãe-criança. Os procedimentos constituíram-se de entrevista inicial com as mães e filmagem das díades em situação de interação antes e após a intervenção terapêutica, para interpretação do discurso materno e da atividade dialógica, bem como verificação da eficácia das sessões em grupo. O grupo terapêutico constituiu-se de oito encontros com as mães destas crianças, nos quais se discutiram temas variados acerca do desenvolvimento infantil. Os resultados mostraram que a intervenção provocou melhorias na interação mãe-filho. A intervenção terapêutica grupal auxiliou as mães no exercício da função materna, dando acolhimento às suas demandas, mostrando-se também, uma alternativa importante em clínicas do sistema público de saúde, à medida que pode reduzir a espera para atendimento fonoaudiológico.

Keywords : Fonoterapia; Mães; Criança; Transtornos da linguagem; Relações mãe-filho; Psicoterapia de grupo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese