SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4O impacto da tontura na qualidade de vida de indivíduos com migrâneaResolução temporal auditiva em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

PETRY, Tiago; SANTOS, Sinéia Neujahr dos  e  COSTA, Maristela Julio. Efeito da aclimatização em novos usuários de próteses auditivas lineares e não lineares. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.4, pp.526-532. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000400009.

OBJETIVO: Verificar a influência do tempo de uso da amplificação sobre o benefício obtido com as próteses auditivas, para novos usuários e comparar os resultados de usuários de amplificação linear e não linear com compressão dinâmica. MÉTODOS: foram examinados 37 indivíduos portadores de perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderadamente severo, novos usuários de próteses auditivas. Os indivíduos foram reunidos em dois grupos: Grupo Linear - composto por 13 indivíduos adaptados com amplificação linear; e Grupo Não Linear - composto por 24 indivíduos adaptados com compressão dinâmica. As avaliações foram realizadas 14 e 90 dias após a adaptação das próteses. Foram obtidos, em campo livre, os limiares de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído e os índices percentuais de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído. Os dados foram analisados por meio dos testes de Wilcoxon e Mann-Whitney. RESULTADOS: Os valores obtidos após 14 e 90 dias de uso da amplificação, para ambos os grupos, não apresentaram diferenças significativas. Quando comparados os grupos, os valores também não revelaram diferenças estatísticas. CONCLUSÃO: Não foi verificada influência do tempo de uso da amplificação sobre o benefício obtido com as próteses. Não houve diferenças nos resultados alcançados pelos novos usuários de amplificação linear daqueles obtidos pelos novos usuários de amplificação não linear.

Palavras-chave : Audição; Perda auditiva neurossensorial; Auxiliares de audição; Audiometria da fala; Testes de discriminação da fala.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons