SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Peak nasal inspiratory flow: a possible instrument in orofacial myology? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Print version ISSN 1516-8034

Abstract

GUIMARAES, Bruno Tavares de Lima; FURKIM, Ana Maria  and  SILVA, Roberta Gonçalves da. Eletroestimulação neuromuscular na reabilitação da disfagia orofaríngea. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 615-621. ISSN 1516-8034.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000400024.

A reabilitação da disfagia orofaríngea ganhou um novo instrumento terapêutico, a eletroestimulação neuromuscular (EENM), sendo que os mais renomados pesquisadores têm estudado a indicação e os resultados desta abordagem. O objetivo deste trabalho foi apresentar revisão bibliográfica sobre a aplicabilidade da EENM na reabilitação da disfagia orofaríngea. Realizou-se amplo levantamento bibliográfico em bases de dados, englobando as duas últimas décadas de pesquisa na área. Este artigo de revisão mostrou que ainda não há consenso sobre o uso da EENM na reabilitação da disfagia. Constatou-se que a maioria dos trabalhos descreveu o uso da EENM de forma isolada, não relatou as técnicas fonoaudiológicas associadas à eletroterapia e utilizou amostras heterogêneas que agrupavam disfagias orofaríngeas mecânicas e neurogênicas. Somente recentemente programas específicos têm sido delineados e testados em populações mais homogêneas.

Keywords : Disfagia/reabilitação; Transtornos de deglutição; Terapia por estimulação elétrica/métodos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese